Comunicação com Surdos

A comunicação com surdos vem sendo aprimorada ao longo dos anos. Hoje, além de os mesmos possuírem uma língua própria, também estão desenvolvendo técnicas para conseguir fazer a leitura labial de pessoas que não possuem estas deficiências.

Muitas vezes, ao nos depararmos com um indivíduo surdo não ficamos seguros de como devemos agir no que tange ao tratamento, atenção, comunicação e postura frente ao surdo. É positivo levarmos em conta que este ser humano é uma pessoa como qualquer outra, com menores aptidões para realizar algumas tarefas e maiores para pôr em prática outras. Possuem os mesmos sonhos, objetivos e, por isso, deve ser tratado como pessoa de igual valor.

Mas isso também não significa que o surdo deva ser tratado de forma igual. A sua deficiência não deve ser omitida por não surdos. Quando assim o fazemos, deixamos de lado uma importante característica do indivíduo em questão, o que acaba dificultando as coisas na vida do surdo no âmbito físico, pois não conseguirá se comunicar com você, o que interferirá, inclusive, em seu emocional, eis que sua auto-estima ficará abalada devido ao insucesso na comunicação.

Cabe ao indivíduo sem este tipo de deficiência, ser o maior encarregado pela transação de informações. São imprescindíveis gestos, expressões faciais e um olhar atento nos olhos do surdo, para que o mesmo entenda que você continua se comunicando com ele.

Em caso de o surdo estar ao lado de um intérprete, de maneira alguma se dirija a ele para expressar o que quer dizer, se dirija SEMPRE ao surdo. Isso faz com que o surdo não se sinta submisso e continue se comunicando.

Outra dica importante. Nos casos em que o surdo consiga captar os movimentos labiais será necessário ter uma conversa frente a frente, não de lado ou nas costas do surdo. Isso não funcionará. Também não será preciso falar pausadamente. Fale como se estivesse falando com qualquer outro indivíduo.

Se for necessário, repita o que disse. Caso não compreenda algo expressado pelo surdo, peça para que o mesmo tente novamente, ele não se importará em repetir quantas vezes for preciso!

E, se mesmo com as essas dicas a comunicação não funcione. Não desista! Recorra aos bilhetinhos! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou desta materia?
Receba todas as novidades em seu email!

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>