Libras

Quais as semelhanças que a língua de sinais brasileira possui com as demais línguas da Europa e América?

Curso online de Libras Básico e Intermediário

A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, é a língua de sinais, gestual, usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros. Reconhecida por lei, ela é derivada tanta da língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa, sendo assim é natural perceber uma semelhança com as demais línguas de sinais da Europa e da América. Como as línguas naturais, essa também é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Para se comunicar em Libras, não basta conhecer os sinais, é preciso conhecer sua gramática para combinar as frases. Os sinais nascem da combinação de movimentos das mãos, em outras palavras, essa língua se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias, originários da comunidade de pessoas surdas do Brasil.

Regionalismo da língua de sinais

Cada comunidade de surdos desenvolveu sua própria língua de sinais, assim como cada povo desenvolve, ao longo dos anos, sua língua oral. E para tal, levou muito tempo. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

A sociedade está preparada para atender os surdos?

É importante que os internautas que estão lendo este texto agora e que não são surdos entendam que as pessoas que precisam da língua de Libras para interagir costumam levar uma vida normal. Cada vez mais, elas estão inseridas nos ambientes acadêmicos e profissionais. Muitos estabelecimentos estão preparados para atender pessoas portadoras dessa necessidade.

Porém, encontram ainda muitas dificuldades em adaptar-se ao mundo que o rodeia e à sociedade em que vive. Muitos acabam sofrendo preconceito, mas existe uma mobilização para que haja êxitos na integração do surdo na sociedade. Existem escolas especiais para pessoas que se comunicam em libras, alfabetizando-as, e também, é fácil encontrar instituições que incluem essa modalidade no currículo, visando incluir e integrar essa parte da comunidade e espalhar o conhecimento dessa língua.

Ao abordar certos estudantes surdos sobre o porquê de optarem por um ou outro estilo de vida, muitos afirmam que desejam oferecer uma educação melhor aos seus pares, principalmente às crianças, que, na opinião desses, não recebem a devida educação nos estabelecimentos de ensino. Existem cada vez mais surdos formados.

 

Os surdos enxergam melhor. Mito ou verdade?

Os surdos geralmente enfrentam grandes dificuldades no seu dia-a-dia, assim como todas as pessoas, porém, há algumas características que as transformam em indivíduos especiais. Através de muitos estudos e pesquisas, cientistas descobriram que as retinas das pessoas que nascem surdas, ou por algum motivo vieram a perder a audição no inicio da vida, se desenvolvem de forma diferente, garantindo lhes uma visão melhor. Alguns pesquisadores da Universidade de Sheffield descobriram que as células nervosas da retina são distribuídas de forma diferente para aqueles que são surdos e aqueles que podem ouvir, dessa forma, eles tem a capacidade de enxergar aquilo que se encontra na visão periférica mais distante, bastante próxima aos ouvidos e o corpo dessas pessoas desenvolve mecanismos para deixa-las mais perceptivas.

Gostou do texto? Não deixe de divulgá-lo em seu Facebook!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou desta materia?
Receba todas as novidades em seu email!

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Libras

  1. cristina alves says:

    oi, bom dia! me chamo cristina, e estou em fase de conclusão do meu curso de pós-graduação de gestao de pessoas, meu artigo estará voltada a pesquisa salarial e planos de carreira para pessoas com necessidades especiais na minha cidade, porém a comunicação com estas pessoas não tem sido as melhores, devido ao desconhecimento dos sinais, na lingua de libras mesmo, para melhor abstrair informações, e como posso começar aprender, aqui em manaus os cursos previstos ja forma fechados e estao sem previsão, favor me ajudem a ajudá-los abraços.

    • admin says:

      Oi Cristina! Uma saída seria você começar a aprender via cursos online. Os mesmos você poderá encontrar aqui mesmo, no site sobre Curso de Libras.

  2. eliane cristina da silva castro says:

    oi boa tarde !!!!!!! meu nome e Eliane e gostaria muito de fazer um curso de libras porem gostaria de frequenta uma escola voces sabem me enforma aonde encontro uma unidade? moro em magalhaes basto ….e nao tem nenhuma unidade por aqui obrigada!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>